REFLEXÃO SOBRE A DIDÁTICA COMO FATOR DETERMINANTE NO ENSINO ARTÍSTICO – MÚSICA

Autores

  • José António de Matos Esteves das Neves CIPEM (Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical) Polo no IPP do INET- MD (Instituto de Etnomusicologia - Música e Dança - FSCH/UNL).

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v12i1.7

Palavras-chave:

Ensino, Harmonia musical, Qualidade, Saberes

Resumo

Esta reflexão pretende evidenciar como a Didática pode assumir um papel importante, no que concerne aos aspectos práticos de execução do processo educativo. Pretende-se, ainda, questionar qual o papel do Ensino da Música, qual o seu interesse, qual o fundamento da sua inclusão na formação geral das pessoas, bem como os curricula do Ensino Básico, do Ensino Artístico e Profissional. É preciso confrontar os alunos com os diferentes materiais, no sentido de que os utilizem e que estes lhes possam proporcionar idênticas oportunidades de experimentar, organizar, combinar e comunicar distintas vivências musicais. Os 42 anos quer como docente nos diferentes níveis de ensino, quer como percursor e responsável pedagógico de novas estruturas pedagógicas, como investigador, bem como as vivências e partilhas entre pares, foram cruciais para esta reflexão.

Publicado

2021-06-30