JOGOS TRADICIONAIS: Educação e Ensino.

Autores

  • Sara Lopes Instituto Superior de Ciências Educativas Douro
  • Teresa Moreira Instituto Superior de Ciências Educativas Douro
  • José Alberto Silva Rocha Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v13i1.200

Palavras-chave:

Jogos tradicionais; Educação; Ensino; Expressões Artísticas

Resumo

Construção de um projeto de investigação sobre a implementação dos jogos tradicionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Propomo-nos a explicar o conceito de jogo, pela visão de alguns autores, servindo como mote para a concretização do estudo teórico do trabalho. Para uma melhor compreensão do conceito de jogos tradicionais, recorremos a diversos autores de referência nesta temática, bem como as orientações existentes por parte do Ministério da Educação. A metodologia aplicada nesta investigação, centra-se na apresentação do desenho e estratégias adotadas. Explanamos ainda o processo de recolha de dados, procedemos à caracterização dos sujeitos inquiridos, apresentamos e discutimos os resultados obtidos, finalizando com uma reflexão sobre todo o processo desenvolvido, nomeadamente no que concerne às aprendizagens e aos conceitos mais significativos, bem como das dificuldades sentidas no decorrer de todo o processo, disponibilizando bibliografia que mobilizamos para sustentar teoricamente a nossa pesquisa.

Palavras chave: Jogos tradicionais; Educação; Ensino;

Publicado

2022-08-23