A COMMEDIA DELL'ARTE E SUAS PERSONAGENS: influências na obra de Molière

Autores

  • Luísa Castro Soares Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro https://orcid.org/0000-0002-4664-8190
  • Alexandre Araújo Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Natália Amarante Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v14i3.256

Palavras-chave:

Commedia dell’ arte, Personagens, Teatro francês do século XVII, Comédia, Molière

Resumo

Neste estudo visa analisar-se, em primeiro lugar, a commedia dell’ arte, teatro popular e de improviso surgido no início do século XVI. Seguidamente, o estudo centra-se na abordagem dos caracteres ou personagens, com evidenciação dos figurinos que são elementos cruciais para a sua caracterização física e de posicionamento social. Por fim, dá-se relevo à questão da influência que estes caracteres e esta tipologia teatral exerceram no teatro francês do século XVII, mormente, na obra de Molière.

Biografia Autor

Luísa Castro Soares, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Maria Luísa de Castro Soares é Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde leciona nas áreas de Estudos Literários, Literatura Portuguesa Clássica e Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. É formadora nas áreas de Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura e tem publicações várias em artigos, em capítulos e em livros, entre outras, Profetismo e Espiritualidade de Camões a Pascoaes. Coimbra, FCT - Imprensa da Universidade de Coimbra, 2007; Nas encruzilhadas do século XX: António Sardinha e Teixeira de Pascoaes, Vila Real, UTAD, 2007; Do Classicismo ao Maneirismo e ao Barroco e a sua projecção na Actualidade. Vol 1 (UTAD), 2006; vol. 2 (e-book), 2010; Considerações gerais sobre a Literatura Tradicional de Transmissão Oral: uma proposta de análise à versão portuguesa de «A Gata Borralheira», 2ª edição, Vila Real, UTAD, 2013; Do Renascimento à sua questionação. Sá de Miranda. Vol. 1, Vila Real, UTAD, 2007. Do Renascimento à sua questionação: Camões lírico e Frei Agostinho da Cruz. Vol. 2, Vila Real, UTAD, 2013;

 É membro do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra (CECH- UC); membro do Conselho de Redação da Nova Águia. Revista de Cultura para o Século XXI e Sócio Honorário do MIL (Movimento Internacional Lusófono), pertencente à PASC: Plataforma Ativa da Sociedade Civil.

Publicado

2022-09-30