DO ESPAÇO E TEMPO MUSICAL – TEORIA CIENTÍFICA E PRÁTICA ARTÍSTICA NA VANGUARDA DO PÓS-GUERRA
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v1i1.174Palabras clave:
Espaço em tempo musicalResumen
Partindo da mutação que na física sofrem os conceitos ‘espaço’ e ‘tempo’ – que, ao invés de condições neutras e a priori da experiência e dos objectos na física clássica (Newton, Kant), se constituem agora como realidade física (Einstein) –, bem como, no campo musical, do abandono da funcionalidade tonal em favor de um entendimento não-hierárquico do material sonoro (atonalidade/dodecafonismo/serialismo) que evoluirá para um tratamento abstracto e unitário extensivo a outros parâmetros sonoros (intensidade, timbre, dinâmica), este artigo procura evidenciar o entendimento científico de ‘espaço’ e ‘tempo’ não só como metáfora explicativa, como também legitimação, do tratamento de processos musicais, salientando desse modo a incidência da produção científica na teorização e práticas artísticas da vanguarda do pós-guerra.