MÚSICA NA COMUNIDADE E INTERVENÇÃO: UMA ABORDAGEM ÀS PRÁTICAS DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM MÚSICA NA COMUNIDADE DA ESELX/ESML EM CONTEXTO DE ESTÁGIO (2015-2017)

Autores

  • Pedro Moreira Escola Superior de Educação de Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa; Universidade do Minho; Universidade de Évora
  • Ana Gama Escola Superior de Educação de Lisboa. Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v11i3.87

Palavras-chave:

Música na Comunidade, Intervenção, Metodologia de Projeto

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas e intervenções dos/das estudantes que frequentaram a Licenciatura em Música na Comunidade, da ESELx/ESML, no âmbito dos estágios realizados nos anos letivos 2015-2017. A partir da problematização de conceitos como Música na Comunidade ou Intervenção, procuramos situar os estágios e refletir acerca da metodologia que subjaz às intervenções realizadas pelos alunos. Neste sentido, destacamos a Metodologia de Projeto como a principal metodologia utilizada, nomeadamente nas fases de planeamento, implementação e avaliação. A análise realizada permite-nos caracterizar as intervenções ao nível dos contextos de estágio, públicos-alvo, assim como quais os objetivos e estratégias dos projetos. Neste sentido, através da análise dos dados, é possível identificar a flexibilidade desta metodologia, pensada para ir ao encontro às características de cada contexto e agindo como catalisador da energia criativa dos diferentes públicos-alvo. A pesquisa permitiu-nos concluir que as intervenções no contexto em análise estão intimamente ligadas à metodologia de projeto, refletindo as diferentes fases em que esta se estrutura, e que, no contexto dos estágios em análise, constituem uma referência metodológica central no âmbito da Música na Comunidade.

Downloads

Publicado

2020-09-30