A PRÁTICA DO SOCIODRAMA EM CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Dulce Ferreira da Silva Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
  • Elsa Maria Gabriel Morgado CEFH - UCP & Instituto Politécnico de Bragança
  • Levi Leonido CITAR - UCP & Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v7i2.190

Palavras-chave:

Sociodrama, expressão Dramática, Jogo Dramático

Resumo

Este trabalho aborda a prática do Sociodrama em contexto escolar2, especificamente nas aulas de Expressão Dramática. A disciplina de expressão dramática é definida como um espaço e uma ferramenta educativa que permite desenvolver o currículo escolar em vários domínios, tais como a educação artística, a expressão corporal, a língua ou literatura e pelas suas características relacionais e interpessoais, é de facto uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades sociais e pessoais. Constatando que as práticas teatrais traziam não só uma melhoria na assimilação dos conhecimentos, como permitiam a certos alunos ajustar as suas emoções e o seu comportamento e atitudes face a determinadas situações escolares. Pois as atividades dramáticas impõem um trabalho em equipa, em grupo, que pode favorecer qualquer tipo de aula. Estas situações em que o grupo está concentrado numa atividade, num jogo, ajudam a melhorar os aspetos da socialização e da comunicação, sempre que são propostas num espaço e clima seguros para o aluno. É nesse ambiente seguro que o Sociodrama entra, tendo como base a disciplina de Expressão Dramática. Este relatório tem por objetivo ilustrar como a prática do Sociodrama pode ser aproveitada no projeto educativo de uma Escola, e de que forma poderá fazer parte integrante desse mesmo currículo.

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Publicado

2016-06-30