A MATEMÁTICA ESCONDIDA NA ARTE DE ENROLAR E DESENROLAR LENÇOS NAS CABEÇAS DAS MULHERES ANGOLANAS: Um recurso didáctico para a aprendizagem da função seno e a sua inversa na perspetiva da Matemática Realística

Autores

  • Ezequias Adolfo Domingas Cassela Escola Superior Pedagógica do Bié

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v11i1.18

Palavras-chave:

Enrolar e desenrolar lenços, Educação Matemática realística, Função seno e sua inversa

Resumo

O presente artigo explorou o potencial de uma arte inerente ao enrolar e desenrolar de lenços nas cabeças das mulheres angolanas, com o objetivo de extrair ideias matemáticas na respetiva arte, para aferir um recurso didático que desperte a motivação dos alunos na aprendizagem da função seno e da sua inversa. Foi seguida a abordagem relacionada com a Educação Matemática Realística (EMR). O mesmo está encaminhado a responder a seguinte questão científica: qual é o potencial das ideias matemáticas escondidas na arte de enrolar e desenrolar lenços nas cabeças das mulheres angolanas? Para tal, aproveitam-se algumas experiências, através de equações e transformações geométricas bidimensionais, motivadas por duas questões importantes levantadas por Apostol num estudo relativamente recente, sobre enrolar e desenrolar de curvas em superfícies cilíndricas, com o objetivo de sedimentar o rigor científico na atitude do investigador-observador.

Publicado

2020-03-30