ESTUDO DE UM CLOWN CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Hugo Américo Pereira Cardoso Vieira Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v6i2.99

Palavras-chave:

clown, híbrido, corpo, construção

Resumo

O corpo que pretende dar vida a este artigo nasce do projeto de tese “in progress” e é pensado na área da Educação Artística. O projeto situa-se precisamente num panorama híbrido que inicia o seu percurso no clown convocando áreas como: artes circenses, dança, kung fu, e estabelece uma relação de criação com a técnica “Viewpoints” de Anne Bogart. O corpo e o movimento são sem dúvida o ponto de encontro da ação e a “escuta” é o tema principal. A construção da personagem hibrida que parte do clown não terá um fim específico, ou seja, situa-se num constante espaço de modelação e vai ser criada através de processos criativos laboratoriais que se vão desenvolver e que resultarão na elaboração do espetáculo de apresentação da tese que terá de se autoanalisar na passagem à escrita e vice-versa. Aqui, neste artigo tento explanar um conjunto de conceitos que estão diretamente relacionados com este projeto de investigação e se situam num discurso em que as linguagens utilizadas representam parte essencial da formação deste ser metamorfizado, assim como a parte metodológica do trabalho laboratorial que visa mostrar uma futura ação na Educação Artística.

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Publicado

2015-06-30