O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO DISPOSITIVO FORMATIVO: REFLEXÕES A PARTIR DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v8i3.74Palavras-chave:
Ensino de Artes Visuais, Estágio Supervisionado, Formação de Professor, Universidade Federal de Roraima, BrasilResumo
Este texto aborda a prática do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (Brasil), da criação do Curso a sua organização do Plano de ensino, o planejamento para a atuação durante o Estágio, a relação entre “estagiário e professor regente” e as dificuldades encontradas pela ausência de professores formados em Artes nas escolas de ensino regular do Estado de Roraima. As questões levantadas têm como base autores como FREIRE (2010); ZABALA (2010), LIMA & PIMENTA (2012), além das legislações brasileiras vigentes para a formação de professores. As discussões e reflexões referentes ao ensino de arte em Roraima ainda são recentes e carecem de uma atenção por parte dos Gestores públicos, mas todas são fundamentais para o aprimoramento da prática docente em Arte no Estado, pois uma má formação docente poderá afeta toda uma comunidade a médio e longo prazo.