A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO DA TERAPIA COMUNITÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v9i3.55Palavras-chave:
Educação Popular, Terapia Comunitária, Apoio SocialResumo
A Terapia Comunitária(TC) desenvolvida no Projeto Quatro Varas, em Fortaleza-Ce-Brasil, é fundamentada na dinâmica em grupo, onde os indivíduos interagem e socializam suas angústias, fomentando a formação de redes sociais solidárias na comunidade ao envolver os diversos contextos seja familiar, institucional e social, nas categorias da participação e diálogo. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência da Educação Popular no contexto da Terapia Comunitária. Tendo como referencial teórico o grande Educador Paulo Freire, o texto retrata o exercício da Educação Popular no âmbito da TC, sendo esta uma ferramenta de transformação da realidade social na medida em que promove o empoderamento dos sujeitos e, desse modo, favorece o surgimento do sentimento de pertencimento e construção da autonomia. O Processo de Educação evidenciado a partir do estímulo dialógico entre seus participantes promove o estabelecimento de vínculos, condição significativa para a ampliação das potencialidades relativas à resolução de problemas pertinentes ao convívio social. A Pedagogia de Paulo Freire representa um dos principais eixos teóricos que fundamentam a TC, logo, entende-se que a prática da Educação Popular só é possível com o envolvimento e a participação efetiva dos sujeitos no processo.