QUEM LECIONA ARTES? A precária e desigual contratação de licenciados em alguma linguagem de Artes como o típico da situação brasileira

Autores

  • Vinícius Luge Oliveira Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v15i2.315

Palavras-chave:

Licenciados, Ensino das Artes, Contratação de professores

Resumo

Este artigo apresenta a desigual contratação de licenciados em licenciaturas no campo das artes para a disciplina Arte, como típico (LUKÁCS, 2018) da situação brasileira. A partir da perspectiva marxista LUKÀCS (2003, 2018) e MARX (2008), são analisados os dados do Censo da Educação Básica de 2020 e 2023. Os dados mostram uma desigualdade nacional na contratação de licenciados em alguma linguagem das artes, concentrando os melhores índices nas regiões Sul e Sudeste. O artigo busca as razões deste fato na compreensão no processo de formação histórica brasileira, tendo como interlocutores Marini, (2017) e a Teoria Marxista da Dependência, bem como Lenin (2012). O artigo defenderá que a contratação de licenciados nas linguagens artísticas é a principal condição, para que a educação escolar possa socializar os conhecimentos artísticos. Concluindo que as características mais gerais e determinantes do contexto nacional, precarizam, não só o ensino das artes, mas também sua aprendizagem.

Publicado

2024-06-30