PERCEPÇÃO E LEITURA MUSICAL NO BRASIL: Um estudo bibliográfico preliminar
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v14i1.284Palavras-chave:
Música, Percepção musical, SolfejoResumo
Esta proposta tem como objetivo realizar um estudo bibliográfico preliminar sobre o ensino de percepção e leitura musical no Brasil no âmbito do ensino superior. Trata-se da primeira etapa do projeto de pesquisa “Cantador”, da Universidade Federal do Maranhão. Quanto à metodologia, se caracteriza como pesquisa bibliográfica, realizada por meio de bases bibliográficas representativas à área, a partir da definição dos termos descritores específicos, com delimitação temporal atribuída de 15 anos, considerando-se textos em língua portuguesa. O resultado das buscas passou por um processo de seleção, observando-se a proximidade e relevância à atual pesquisa, com o estabelecimento de 15 textos submetidos à leitura, organizados por critérios como autoria e periódico, que serão analisados detalhadamente na sequência do projeto. De acordo com os dados coletados, percebe-se que a temática se concentra em periódicos e eventos específicos, e recebe atenção de um grupo reduzido de pesquisadores brasileiros na atualidade.