TRILHA DE SONS DO LICEU: O ESTUDO DA PAISAGEM SONORA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Marco Aurélio Aparecido da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Elma Vilma Silva Ferreira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v12i3.250

Palavras-chave:

Educação, Música, Paisagem Sonora, Ecologia Sonora

Resumo

O presente artigo científico trata acerca de uma pesquisa que teve por objetivo averiguar se um estudo da paisagem sonora de uma instituição pública colabora para a percepção da influência das características do ambiente acústico sobre o nível de atenção dos alunos durante as aulas, enfocando a trajetória da educação musical no Brasil, os conhecimentos sobre paisagem sonora, ecologia acústica e as perspectivas pedagógicas em educação sonora. Por meio do estudo realizado no Centro de Ensino Liceu Maranhense (C.E.L.M.), alicerçado no uso da metodologia qualitativa, procedeu-se essa investigação a qual constatou que a paisagem sonora da escola é composta por variados e intensos ruídos os quais foram percebidos e registrados pelos alunos; revelou que os níveis de pressão sonora aferidos em sala de aula se encontram acima do recomendado em documentos oficiais; apurou que a maioria dos profissionais classificou o ambiente acústico escolar como sonoramente poluído. Conclui-se que as condições do ambiente acústico escolar comprometem a atenção, a comunicação e, consequentemente, a aprendizagem dos educandos. Espera-se que a realidade apresentada possa ser transformada, sobretudo se as iniciativas de educação musical e sonora, desenvolvidas ao longo da investigação, tornarem-se cotidianas e contribuírem para a formação de educandos potenciais ouvintes, capazes de colaborar para a reconstrução de paisagens sonoras mais saudáveis.

Publicado

2021-09-30