PRÁTICAS CRIATIVAS E IMPROVISAÇÃO: PROPOSTAS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v13i1.236Palavras-chave:
Prática criativa, Improvisação musical, Formação docente, Música UFRRResumo
Este artigo é um relato das experiências em uma licenciatura em música e no processo de desenvolvido pelo Curso na construção de um professor crítico. O Curso oferta diversas disciplinas, mas há ausências de práticas criativas ao longo da formação, com elas haveria maior independência do licenciandos no seu processo de ensino-aprendizagem, possibilidades de aumento dos repertórios pedagógicos e escaparia do tradicional ensino utilizado. Segundo Bailey (1993), Berliner (1994), Swanwick (2008), Albino (2009) e Lino & Dorneles (2019) as práticas criativas podem ser ferramentas no desenvolvimento do aprendiz, ampliando a criticidade e sua inteligência imaginativa durante o desenvolvimento cognitivo musical, práticas que presentes contribuiriam de maneira significativa para uma formação mais qualificada dos licenciandos. Propõe-se a criação de disciplinas que tenham como base a improvisação musical com o objetivo de inserir conteúdos sobre a temática das práticas criativas e da improvisação e assim suprir alguns déficits da formação docente.