TENDÊNCIAS TEÓRICAS DO ENSINO DAS ARTES NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O ENSINO DAS ARTES VISUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v13i2.193

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Arte, Ensino da Arte

Resumo

Esse artigo, resultado de investigação que tinha como objetivo realizar um levantamento do “estado da arte” da relação entre o campo de pesquisadores da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e o ensino das artes visuais. Para tanto os dados foram levantados em três anais de eventos com a temática sendo a perspectiva pedagógica objeto da investigação; no Diretório de Grupos de Pesquisa da CAPES, buscando grupos que tivessem linhas de pesquisa sobre arte, buscando a palavra-chave “Pedagogia Histórico-Crítica”; a Plataforma do Currículo Lattes de pesquisadores da PHC e publicações na Editora “Autores Associados”, reconhecida editora que publica livros da PHC e, os anais, entre 2008 e 2018, dos congressos da Federação de Arte-Educadores do Brasil e da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas entre 2008 e 2020. Esse levantamento apontou que diversas dissertações e teses na relação pesquisada surgem entre os anos de 2008 e 2018. A quantidade de trabalhos publicados nos três anais de eventos investigados que tem a temática da PHC demonstra que houve um aumento de produção que trate da relação entre PHC e o ensino da artes visuais, bem como que existem outros grupos que não apareceram na busca do parâmetro utilizado no diretório de buscas que atuam na PHC e que a participação nos eventos específicos do campo das artes não acompanha o aumento de pesquisas que foi percebido nos demais espaços.

Biografia Autor

Maria Cristina Fonseca da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui educação em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia em Engenharia Federal de Santa Catarina (2004) na linha de mídia e conhecimento Pesquisa realizada junto a Escola da Organização Nacional de Ciego Espanõles. Em 2011 desenvolveu Estágio de Pós Doutoramento na Universidad Nacional Del Arte - IUNA em Buenos Aires, Argentina. Desenvolve pesquisa junto ao setor educativo do MALBA - Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires. É professora titular do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atua como professora do Mestrado e doutorado em Artes Visuais da UDESC. Linha de investigação Ensino de Arte. Tem educação na área, com ênfase em Educação Inclusiva, principalmente nos seguintes temas: formação em ensino de artes, educação inclusiva e ensino à distância. É Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores - LIFE da UDESC. É autora do livro A Formação de Professores de Arte: diversidade e complexidade pedagógica. Desenvolve programa de extensão junto ao NUPEART de Assessoria para professores da rede pública de ensino. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais - UDESC de 2011 a 2014 e o Projeto bilateral intitulado: Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: comparado entre Brasil e Argentina - (OFPEA/BRARG). Coordenação em conjunto com a professora doutora Regina Finck Chambeck do PIBID Interdisciplinar da UDESC. Atualmente é Diretora Geral do Centro de Artes - CEART/UDESC

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Publicado

2022-08-23