OS ELEMENTOS PARATEXTUAIS NA OSMÍA DE TERESA DE MELLO BREYNER

Autores

  • Rita Gisela Martins de Azevedo Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v1i3.185

Palavras-chave:

Dramaturgia, Tragédia, didascálias, Osmia, acção

Resumo

Neste artigo analisaremos os elementos paratextuais, ou seja, as didascálias inseridas por Teresa de Mello Breyner na sua tragédia Osmia, premiada e publicada pela Real Academia de Ciências de Lisboa em 1788. Veremos, consequentemente, elementos tão diversos como o cenário, a gestualidade, a movimentação no espaço cénico, e outrossim adereços, vestuário e figurinos. Em nosso entender, as didascálias são significativas da visão teatral de qualquer autor de teatro e constituem indicações significativas para o leitor e para o encenador, pois são passíveis de ajudá-los a imaginar o ambiente da época e o espaço aonde a acção decorrerá.

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Publicado

2010-09-30