O BAILE POPULAR NO ALENTEJO - UMA PERFORMANCE MULTIDIMENSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v2i4.170Palavras-chave:
Baile Popular, Performance Musical, Processos SociaisResumo
Este artigo, que aborda o Baile Popular no Baixo Alentejo no início do séc. XXI, resulta da dissertação de Mestrado “O Baile Popular na Cabeça Gorda – A Construção Social de uma Aldeia Alentejana” (orientação: Professora Doutora Salwa El-Shawan Castelo-Branco) apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2006, para obtenção do Grau de Mestre em Ciências Musicais – Etnomusicologia. O artigo incide sobretudo sobre a revisão bibliográfica da referida dissertação, ancorada em perspetivas teóricas da Etnomusicologia, da Antropologia e dos Estudos da Performance (Performance Studies) e, com menor incidência, da Sociologia e dos Estudos de Dança (Dance Studies). O Baile Popular é abordado como um evento performativo de música e dança, a partir do qual é possível perspetivar o modo como a performance musical é central à criação de vários aspetos da vida social, tornando o baile um contexto privilegiado de ativação social. Para a interpretação deste evento complexo, é proposto um modelo teórico que permite ainda analisar o modo como a performance é negociada por músicos, organizadores e participantes, transfigurando o espaço e construindo o tempo.