O DESPERTAR DO DUCTUS NO ENSINO E NA PRÁTICA DO DESENHO

Autores

  • Manuela Terrasêca Universidade do Porto
  • Ana Isabel Palma FPCE e FBA da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v2i2.164

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem do desenho, experiências significativas de aprendizagem, ductus

Resumo

A presente revisão propõe uma visão do conceito de ductus aplicado à aprendizagem e ao ensino do Desenho. Por ductus pode-se entender o elemento que reúne na acção de desenhar singularidade e aprendizagem, isto é, ainda que os conhecimentos sejam direcionados ao grupo, é de modo individual que são interiorizados e interpretados. Ao longo deste texto, emergem duas ideias simultaneamente antagónicas e complementares: a singularidade e o coletivo. É numa aprendizagem significativa, construída pelo próprio aluno, que é possível o desenvolvimento de um modo particular de gerir e aplicar esses mesmos conhecimentos, numa permanente busca de si. Ductus surge então como a idiossincrasia do Desenho, que emerge através de movimentos automáticos. O desenvolvimento do ductus no ensino do Desenho remete-nos para a importância do papel do professor no percurso de aprendizagem de cada aluno, procurando uma relação mais próxima que permita a auscultação de cada elemento e um apoio e acompanhamento permanentes, tendo em vista a sua formação integral, que sobrepuja os limites do Currículo.

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Publicado

2011-06-30