IMAGENS SONORAS DO AMBIENTE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE MÚSICA – RELATO DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE NO ENSINO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM MÚSICA

Autores

  • Marco Aurélio Aparecido da Silva Professor da Universidade Federal do Maranhão–UFMA

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v2i2.162

Palavras-chave:

ensino de música, paisagem sonora, audição inteligente

Resumo

Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a prática docente na licenciatura em música, com a finalidade de auxiliar a ação educativa acerca do ambiente sonoro e suas implicações na sociedade. Tem como aporte teórico o trabalho de R. Murray Schafer, que desenvolveu um projeto chamado a Paisagem Sonora Mundial, realizando um estudo sistematizado sobre a produção sonora em ambientes rurais e urbanos. Buscou-se um elo entre o saber e a ação através da pesquisa participante, tendo os alunos e o professor do Curso Superior de Licenciatura em Música como sujeitos. Investigou-se e construiu-se conceitos de paisagem sonora, música, ambiente, som, ruído, poluição sonora. Concluí-se que a música pode auxiliar criticamente à construção de uma consciência ecológica na busca da acuidade sonora e do vínculo que pode ser estabelecido entre a educação ambiental e a educação musical. Ao fim do processo evidencia-se que é responsabilidade do educador musical a construção desta acuidade chamada audição inteligente.

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Publicado

2011-06-30