NOVAS IDENTIDADES E GÊNEROS MUSICAIS NO MUNDO GLOBALIZADO: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO ESTUDO DOS FESTIVAIS DE MANTRAS DO RIO DE JANEIRO, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v2i1.158Palavras-chave:
pós-modernidade, pós-colonialidade, construção de identidades, festivais de música, hibridização na músicaResumo
A partir da investigação realizada sobre os festivais de Mantras realizados no Rio de Janeiro por diversos grupos, pretende-se refletir sobre o desenvolvimento de gêneros musicais híbridos, compreendendo-os como parte do processo mais amplo da globalização que gerou a “world music , bem como as mediascapes (que permitem a disseminação, em escala mundial, das possibilidades de se produzir informações por meios eletrônicos) por um lado e possibilitou, por outro, que grupos musicais brasileiros entrassem em contato com o que se produz na “aldeia global”. Também se procura refletir sobre a possibilidade de surgirem novas identidades através dessa nova produção musical. Para isso focalizamos os grupos cariocas que participaram dos “Festivais de Mantras” de 2003 e 2004 na cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil, compreendendo-os como parte de um processo de globalização. Tais grupos cariocas, vinculados à cultura indiana, procuram expressar suas particularidades e diferenças através dos festivais de música que organizam.. O modelo de pesquisa adotado baseou-se numa perspectiva dialógica, buscando-se a elaboração de um “texto polifônico”, resultante do diálogo com os consultores, de modo a dar voz às trajetórias dos grupos, às diferenças existentes entre eles, e entre os grupos e o cenário cultural carioca.