DIDÁTICA DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS COMO VEÍCULO ARTÍSTICO PRIVILEGIADO DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • João Bartolomeu Rodrigues Universidade do Porto
  • Elsa Maria Gabriel Morgado Universidade Católica - Braga
  • Levi Leonido Fernandes da Silva Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v6i1.97

Palavras-chave:

expressões artísticas, inclusão, intervenção educacional

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo relançar a discussão sobre transversalidade das artes na educação e sobre a importância da formação e criação artística para e em contexto educacional. As artes assumem, desta feita, uma visão inclusiva e geradora de sinergias entre áreas, sem perder de vista, a sua essência e matriz primordial. Em suma, trata-se de recorrer a vários contextos educativos e a várias experiências artísticas neste âmbito e perceber o seu impacto no que respeita ao cruzamento destes dois universos: educacional e artístico. Neste âmbito refletimos sobre a pertinência de duas hipóteses concretas (unidades curriculares existentes em planos de estudos da UTAD) que assumem dois caminhos diferenciados: Didática das Expressões e Didática das Expressões Integradas (versão interartes – pendor interdisciplinar entre expressões artísticas) e Projeto Artístico de Intervenção Educacional (artes como veículo e / ou complemento de outros saberes e áreas – pendor Multi e Transdisciplinar).

Downloads

Publicado

2015-03-30