A INTEGRAÇÃO PLURICULTURAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL BRASILEIRA

Autores

  • Maria Ione Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERGN)
  • Maria Beatriz Licursi Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Levi Leonido Fernandes da Silva Universidade Católica Portuguesa
  • Maria do Carmo Motta Faculdade Polis das Artes
  • Thelma Pignataro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRGN)
  • Davson Mansur Irff Silva Faculdade Pitágoras

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v7i3.84

Palavras-chave:

Cultura brasileira, Integração pluricultural, Educação musical

Resumo

A cultura brasileira, uma importante fonte de recursos para a educação musical, proporciona ao ser humano a aprendizagem espontânea vivenciada e enriquecida por múltiplos fatores. As cinco regiões do Brasil: Norte, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, apresentam seus estados reunidos com semelhanças nos aspectos físicos, humanos, culturais, sociais e econômicos. As condições climáticas e geográficas diferenciadas contribuem significativamente para que a população adquira e cultive suas peculiaridades assim como as influências culturais de outros países e continentes devido à imigração dos respectivos povos que aqui se estabeleceram. Neste trabalho será abordada a expressão artística característica de alguns estados, destacando a importância da integração pluricultural com ênfase na música, dança e poesia, como recurso fundamental para a educação musical brasileira.

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Publicado

2016-09-30