A CRIATIVIDADE REVELADA: CENAS DE TEATRO ESPONTÂNEO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Levi Sales Viana Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia (EFSFVS)
  • Rebeca Sales Viana Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)
  • Elsa Maria Gabriel Morgado Universidade de Évora
  • Levi Leonido Fernandes da Silva Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v8i2.65

Palavras-chave:

Estudantes Universitários, Criatividade, Teatro Espontâneo

Resumo

Este artigo descreve duas cenas de Teatro Espontâneo realizadas com estudantes da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará, Brasil. A ação fez parte de uma pesquisa que objetivou investigar e desenvolver a criatividade de estudantes universitários. O método utilizado foi o relato de experiência, com abordagem qualitativa. Participaram da ação 30 indivíduos, divididos em dois grupos. O principal resultado foi que nas cenas foram sintetizados metaforicamente todos os temas que surgiram no momento como acreditar em si mesmo, vencer o medo, superar obstáculos, poder escolher e encontrar soluções. Ao final, concluiu-se que: a atividade proporcionou interação entre alunos de diversos cursos; foram representadas cenas criativas, atingindo o objetivo do exercício; o Teatro Espontâneo apresentou-se como espaço significativo para o desenvolvimento da sensibilidade e criatividade dos acadêmicos.

Downloads

Publicado

2017-03-30