ENSINANDO CIÊNCIAS E BIOLOGIA ATRAVÉS DAS CÉDULAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v8i1.62Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ciência e Arte, Cédulas brasileirasResumo
A numismática brasileira resgata muitos valores e aspectos importantes da sociedade brasileira. Sendo assim, acreditamos que as cédulas monetárias possuem um grande potencial para ser utilizadas pelos professores ao se ensinar Ciências e Biologia. Devido a inexistência de trabalhos que relacionem as notas ao ensino, o presente estudo, pela primeira vez, objetivou fazer um levantamento, desde a época do Mil Réis (1833) até o Real (2016), sobre quais cédulas brasileiras podem ser utilizadas no ensino de Ciências e Biologia. Para isso foi realizada uma pesquisa investigativa na homepage brasileira: http://cedulasbrasileiras.blogspot.com.br/, no ano de 2016, com o intuito de contabilizar as cédulas que possuíam potencial para o ensino de Ciências e Biologia. Através das cédulas aqui apresentadas, os professores de Ciências e Biologia podem discutir variados aspectos com seus alunos, como por exemplo, botânicos, zoológicos, geográficos, políticos, culturais, religiosos, históricos, econômicos, ambientais, tecnológicos, da saúde (de importância médica e sanitária), musicais, ecológicos e alimentares. Espera-se que o presente estudo tenha despertado e inspirado a criatividade dos professores de Ciências e Biologia a inovarem suas práticas de ensino. Almeja-se, ainda, que outras cédulas monetárias possam ser estudadas e associadas não só ao ensino de ciências e biologia, mas também ao ensino de história e geografia.