PROGRAMA DE AUTO ALONGAMENTO NO DESEMPENHO MUSICAL DE ESTUDANTES DE VIOLINO

Autores

  • Philippe Manuard Fisoterapeuta e Osteopata
  • Levi Leonido Fernandes da Silva Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | CITAR – Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v9i3.52

Palavras-chave:

Prevenção, Produção sonora, Rotina de prática sadia, Violino, Controle motor, Benefício musical

Resumo

Esse estudo tenta convencer os instrumentistas profissionais de orquestra sinfônico que a prevenção, além de ser benéfica para o corpo, poderia também melhorar o controlo motor, por tanta a afinação, e a produção sonora. No Violino, não tem indicação da posição do dedo sobre o braço do instrumento, como na guitarra por exemplo…A boa posição para tocar uma nota afinada depende do controle motor e do treinamento. A produção sonora, a riqueza do timbre, depende do número de harmónicos que o instrumentista e capaz de produzir com o bom controlo do arco, da pressão exercida, do vibrato da mão esquerda, e da maneira de segurar seu instrumento, enfim todos esses elementos dependem do controle muscular. Um grupo de 12 instrumentistas foi submetido a um treinamento de alongamentos adaptados, utilizando uma colocação em tensão dos elementos distais associada a uma tensão central fornecida pela tensão do diafragma em apneia inspiratória. Os resultados estatísticos não evidenciaram uma nítida modificação, mais a autoavaliação dos instrumentistas, um mês após o início, e mais que um ano depois, deixa pensar que essa via de pesquisa é promissora, e que um estudo futuro deveria ser feito com mais instrumentistas.

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Publicado

2018-09-30