PRÁTICAS DE ENSINO DE MÚSICA NO CONTEXTO PRISIONAL: ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTUDOS DE CASOS

Autores

  • Felipe Gabriel Motin Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Levi Leonido Fernandes da Silva Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v10i1.47

Palavras-chave:

Educação musica, Contexto prisional, Inserção social

Resumo

A presente pesquisa pretende compreender o impacto das práticas de educação musical e sua relação com os aspetos intrínsecos e periféricos ao sistema prisional, por meio da análise comparativa de três estudos de casos já realizados por outros autores. Inicialmente, discute-se conceitos que permeiam a educação musical e projetos sociais no Brasil; também, apresenta-se dados referentes ao desenvolvimento de pesquisas em educação no meio prisional, objetivando introduzir e complementar este estudo. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que abrange duas pesquisas e um projeto realizados em três unidades penais nos estados: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Paraná. Após breve exposição dos estudos, analisa-se tópicos que abrangem: o cenário, objetivos, caminhos metodológicos e resultados alcançados. Comparando e discutindo os pontos em comuns, contrários e as características em maior evidência, pretende-se tecer um panorama dos projetos e pesquisas em educação musical em unidades penais no Brasil.

Downloads

Publicado

2019-03-30