AGELASTA: THE ILLUSION IN MUSICAL COMPOSITION

Autores

  • Levi Leonido Fernandes da Silva UTAD & CITAR – Universidade Católica Portuguesa
  • Mário Cardoso Instituto Politécnico e Bragança

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v10i4.40

Palavras-chave:

Composição musical, Percepção, Ilusão de som

Resumo

O presente artigo pretende apresentar e discutir o papel do sistema perceptivo e suas relações com o universo musical. Nesse contexto, o conceito de ilusão sonora assume papel relevante na definição, análise e interpretação dessa relação no processo de composição e interpretação musical. Considerando os objetivos deste artigo, as alterações no texto musical serão abordadas essencialmente pelas seguintes características: tempo, timbre, reverberação, estrutura e forma. Com base nesse entendimento, o curso empírico assume dois caminhos: (1) a análise de alguns exemplos de repertório da música ocidental com o objetivo de categorizar e perceber como essas características são assumidas como elementos da ilusão perceptiva sonora; (2) composição de uma obra musical original, onde alguns dos aspectos resultantes da fase anterior são explorados do ponto de vista da criação musical.

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Publicado

2019-12-30