RAP E IDENTIDADE: RETRATOS DE UM PORTUGAL PLURAL OU EXCLUDENTE?

Autores

  • Jessica Sérgio Ferreiro Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Fernando Alberto Torres Moreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | CECS

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v12i2.4

Palavras-chave:

Rap, Música, Racismo, Identidade, Cultura, Pós-colonialismo

Resumo

No presente artigo analisa-se a música rap como uma forma de expressão cultural que representa quotidianos e retratos de uma sociedade portuguesa plural. Aborda-se brevemente a emergência do hip hop em Portugal, o contexto e os motivos que lhe deram origem e que justificam a sua prática na atualidade. Procura-se identificar traços culturais e referências identitárias que distinguem e caracterizam o rap português, averiguando indícios que contrariam e problematizam noções que fomentam a crença numa cultura e identidade nacional portuguesa homogénea, concertada e estática.
Para tal, recorre-se à bibliografia que aborde estes temas, assim como se analisam excertos de letras de algumas canções (conteúdo) e atende-se à imagética empregue em alguns videoclipes, relacionando-os com os contextos atuais e os quotidianos experienciados pelas minorias e grupo de pessoas “racializadas” em Portugal.

Biografia Autor

Jessica Sérgio Ferreiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro


Publicado

2021-12-30