INTEGRAÇÃO CORPO-MENTE-INSTRUMENTO NA ARTE MUSICAL: aspectos cognitivos e sua significância segundo o entendimento de músicos brasileiros

Autores

  • Elsa Maria Morgado Instituto Politécnico de Bragança
  • Maria Beatriz Licursi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mário Aníbal Cardoso Instituto Politécnico de Bragança
  • Levi Leonido Fernandes da Silva Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v10i2.37

Palavras-chave:

Neurociência, Cognição Musical, Perceção dos Músicos, Performance

Resumo

Nesta investigação, fruto da tese de doutoramento, salientamos o estudo da neurociência em seus respetivos tópicos pertinentes à arte musical vinculados à integração corpo-mente-instrumento. Nossa definição do problema realizou um inquérito a respeito da compreensão dos músicos sobre os processos cognitivos, motivacionais e emocionais integrados corporalmente bem como a realização da performance musical. De acordo com o nosso objetivo geral, avaliamos as percepções dos profissionais sobre o papel do corpo na execução musical, determinando o problema. Foram aplicados questionários fechados utilizando a escala Likert em paralelo ao questionário de opiniões com abordagem qualitativa cuja avaliação empregou o método Bardin de análise de conteúdo. A hipótese geral foi a de que se encontra presente na percepção dos músicos desde a sua formação a ideia de que a performance musical é otimizada pela integração corpo-mente-instrumento. Validadas as dez hipóteses levantadas comprova-se que os aspectos cognitivos são importantes para a integração corpo-mente-instrumento, na arte musical.

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Publicado

2019-06-30