ART AND MEMORY. THE INDIVIDUAL'S PERSONALITY IN THE SELECTION OF MEMORIES, AND THE RELIABILITY OF TESTIMONY: analysis of two case studies
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v15i2.318Palavras-chave:
Memória, Evocação, Personalidade do indivíduo, Fiabilidade do testemunhoResumo
Após uma introdução geral acerca da natureza e funcionamento da memória humana, debruçamo-nos neste artigo sobre dois projectos da artista francesa Sophie Calle - um deles desenvolvido no âmbito da exposição Dislocations no MoMA, Nova Iorque (October 1991/January 1992); o outro, intitulado Disparitions (1990), no Stewart Gardner Museum, em Boston - e sobre o famoso filme The Thin Blue Line do documentarista norte-americano Errol Morris, os quais nos permitem discorrer sobre o papel importante, entre outros factores, que a personalidade e a posição social de um qualquer indivíduo desempenham na selecção, muitas vezes involuntária, das recordações relativas a um mesmo objecto ou situação percebida; uma diferença no processo de aquisição das recordações que afecta de modo significativo a fiabilidade do testemunho.