APPROPRIATION ART. A PROPÓSITO DO QUE PODEREMOS DESIGNAR COMO APROPRIAÇÕES PARADAMNATIVAS

Autores

  • Carlos Alberto Matos Trindade Escola Superior Artística do Porto (ESAP)

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v14i2.291

Palavras-chave:

Apropriação; Appropriation Art; Apropriação paradamnativa; Damnatio memoriae.

Resumo

Num ensaio de 1992 Benjamin Buchloh considerou o famoso Erased De Kooning Drawing (1953) de Robert Rauschenberg como o primeiro gesto inaugurador, e emblema, do acto apropriacionista pós-moderno. Pela nossa parte, entendemos que o seu gesto deve ser distinguido das práticas apropriacionistas correntes, e propomos neste artigo o conceito de apropriação paradamnativa para classificá-lo, assim como a outros gestos posteriores, de outros artistas, que podem invocar o seu exemplo, e que analisamos no seguimento. Antes dessa análise, fazemos uma introdução ao aparecimento e desenvolvimento da Appropriation Art, surgida no con­texto do denominado pós-modernismo, além de invocarmos alguns antecedentes históricos desta prática artística; ainda, por necessidade de contextualizar o conceito que introduzimos, e a análise sequente, abordamos as origens e o emprego da locução latina damnatio memoriae, desde a antiga civilização romana até às políticas modernas e contemporâneas.

Publicado

2023-06-30