LUDICIDADE EXPRESSIVO-MUSICAL: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA

Autores

  • Elsa Maria Gabriel Morgado Instituto Politécnico de Bragança - CIEB
  • Maria Beatriz Licursi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Mário Cardoso Instituto Politécnico de Bragança - CIEB
  • Carminda Carvalho MUNDIS – Associação Cívica de Formação e Cultura
  • Levi Leonido CITAR - UCP & Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v14i1.288

Palavras-chave:

Educação, Infância, Ludicidade, Aprendizagem, Educação musical

Resumo

Os sons e a música estão presentes na vida desde o nascimento. Nas escolas a educação musical infantil é reconhecida como importante contribuição curricular para a expansão de hábitos e realizações culturais contribuindo para a sociabilidade uma vez que a música é extremamente colaborativa neste particular. Além disso, estimula a memorização, capacidade importante para futuras aprendizagens. Apresentamos neste trabalho uma reflexão a respeito da manifestação do talento infantil, procedimentos educativos e seus efeitos generosos no cérebro, suporte para a mente, os quais serão indispensáveis para a evolução pessoal e intelectual do educando.  Destacamos que a ludicidade é um fator importante na aprendizagem pois o brincar é natural da criança. O presente estudo nos possibilita apreciar a dimensão de atividades específicas a partir da iniciação musical constatando como e porque deverão ser aplicadas enquanto potencial condutor para a evolução pessoal e cognitiva na educação infantil. Nesta pesquisa pretendemos fazer uma abordagem teórico-empírica sobre a importância da ludicidade na aprendizagem da arte musical.

Publicado

2023-03-30