LUDICIDADE EXPRESSIVO-MUSICAL: REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO NA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v14i1.288Palavras-chave:
Educação, Infância, Ludicidade, Aprendizagem, Educação musicalResumo
Os sons e a música estão presentes na vida desde o nascimento. Nas escolas a educação musical infantil é reconhecida como importante contribuição curricular para a expansão de hábitos e realizações culturais contribuindo para a sociabilidade uma vez que a música é extremamente colaborativa neste particular. Além disso, estimula a memorização, capacidade importante para futuras aprendizagens. Apresentamos neste trabalho uma reflexão a respeito da manifestação do talento infantil, procedimentos educativos e seus efeitos generosos no cérebro, suporte para a mente, os quais serão indispensáveis para a evolução pessoal e intelectual do educando. Destacamos que a ludicidade é um fator importante na aprendizagem pois o brincar é natural da criança. O presente estudo nos possibilita apreciar a dimensão de atividades específicas a partir da iniciação musical constatando como e porque deverão ser aplicadas enquanto potencial condutor para a evolução pessoal e cognitiva na educação infantil. Nesta pesquisa pretendemos fazer uma abordagem teórico-empírica sobre a importância da ludicidade na aprendizagem da arte musical.