UNA POÉTICA DE LAS TENSIONES HUMANAS: el caso de la metodología de actuación del director Ciro Zorzoli en el contexto del Teatro Posdramático Porteño
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v14i3.270Palavras-chave:
Teatro Pós-dramático, Espacialidade, Tensões, Ciro Zorzoli, Buenos AiresResumo
O artigo de investigação seguinte analisa a metodologia de representação utilizada pelo realizador de Mar del Plata Ciro Zorzoli, tanto nas suas oficinas de representação como na direcção das suas peças, no contexto cultural do que é conhecido como teatro pós-dramático argentino (período de 1990 até ao presente). Para atingir este objectivo, analisaremos na primeira secção a relevância da aplicação da categoria de Teatro Pós-dramático - cunhado pelo teórico alemão Hans-Thies Lehmann em 1999 - ao campo teatral de Buenos Aires, tendo em conta o seu alcance e limitações. Na segunda secção, iremos rever a trajectória do realizador de teatro Ciro Zorzoli no campo do teatro de Buenos Aires, e as principais características da sua concepção de encenação. Na terceira secção vamos analisar o caso paradigmático da peça Estado de Ira, a fim de observar como a sua metodologia de actuação se reflecte num exemplo concreto. A última secção será a conclusão da investigação, que tentará revelar a assertividade ou não da hipótese inicial.