UNDERSTANDING MOVEMENT FROM DANCE AND MUSIC

Autores

  • Favio Shifres National University of La Plata
  • Alejandro Grosso Laguna National University of La Plata

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v11i2.27

Palavras-chave:

Dança e Música, Músico de dança, Experiência cinestésica, Autoetnografía colaborativa, Qualidade dinâmica do movimiento

Resumo

Tanto na música como na dança os aspectos expressivos tendem a ser reconhecidos como inefáveis e a sua compreensão como dependente da experiência cinestésica do performer. Este trabalho explora os processos psicológicos, através dos quais a experiência da performance musical pode ser transferida para a aprendizagem dos aspectos expressivos do movimento na dança através da prática metacognitiva aplicada à performance musical e kinetica em paralelo. Para este fim, a investigação é abordada a partir de uma metodologia auto etnográfica colaborativa pela qual se estuda a experiência pessoal de um dos autores que constrói uma narrativa que permite tornar visível e analisar determinados aspectos cruciais ao nível da construção do conhecimento na sua experiência.

Downloads

Publicado

2020-06-30