AUDIÇÃO INTELIGENTE, VILLA-LOBOS E FOLCLORE: APLICABILIDADES NA EDUCAÇÃO MUSICAL NO BRASIL

Autores

  • Marco Aurélio Aparecido da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Levi Leonido CITAR - UCP & Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v13i2.238

Palavras-chave:

Ensino de música, Indústria Cultural, Paisagem Sonora, Audição Inteligente

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir acerca do conceito de Audição Inteligente-AUIN, sua aplicabilidade na Educação Musical entendendo o cenário que o ensino de música apresenta no Brasil na atualidade. AUIN é um conceito recente, validado em nossa pesquisa de Doutorado e traz em seu cerne, sólidas bases científicas fundamentadas em estudos de Theodor W. Adorno, Murray Schafer e Aaron Copland, entendendo a relação entre ensino de música, paisagem sonora e ambiente social, tendo como aporte metodológico os princípios da pesquisa participante. Buscamos o entendimento da tríplice matriz em que a música brasileira se funda, fazendo clara distinção entre música de mercado e música de forma mais específica, percebendo que o conceito de música popular necessita de “olhar” mais atento. Propomo-nos também, a uma breve abordagem sobre Villa-Lobos e sua relação com a Educação Musical através da música folclórica brasileira. De tal forma, esperamos contribuir para que o processo de educação sonora se consolide ou ao menos, desperte um “olhar” mais atento a esta temática em toda sua solidez.

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Publicado

2022-08-23