A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA NO CINEMA TURCO: sinemacilar período

Autores

  • Elanur Karaaslan Çankırı Karatekin University Fine Arts Institute student of Art and Design
  • Levi Leonido CITAR - UCP & Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v13i1.237

Palavras-chave:

Banda sonora, trilha sonora no cinema turco, trilha sonora no período Sinemacılar

Resumo

O cinema apareceu em 1895. Ainda hoje, é uma das artes mais recentes que estão a ser discutidas. Após a invenção do cinema, os filmes foram rodados durante 30-35 anos sem qualquer diálogo. Mesmo durante este período, os filmes eram acompanhados de música, externamente, com um violino ou orquestra. A razão mais importante para isto é a importância da transferência de emoções na narração de histórias. A música, por outro lado, é a forma mais fácil de transmitir os sentidos ao espírito humano. Há uma palavra estereotipada e universal. "A música é o alimento da alma". A relação entre cinema e música é uma relação auto-existente e obrigatória.  Neste estudo, no contexto da relação entre música e cinema e da necessidade desta relação, pretende-se fazer determinações sobre como a utilização da música na era Sinemacılar do cinema turco, o valor dado à banda sonora e à indústria turca da banda sonora. O escritor de cinema Nijat Özön dividiu o cinema turco em determinados períodos. Um destes períodos é o período de Sinemacılar que abrange o período que vai de 1952 até 1960. A razão da escolha deste período; o cinema turco fez um esforço para criar uma identidade neste período. Alguns escritores de cinema aceitam o período do Sinemacılar como o início do cinema turco. Porque, segundo eles, os principais filmes do cinema turco começaram a ser produzidos nesse período. No estudo, o método de análise de conteúdo será utilizado através da digitalização da literatura. Contribuir para a literatura é outro objetivo.

Publicado

2022-08-23