O ENSINO DE MÚSICA E SUA RELAÇÃO COM A PAISAGEM SONORA COMO INSTRUMENTO NA CONSTRUÇÃO DE UMA AUDIÇÃO INTELIGENTE

Autores

  • Marco Aurélio Aparecido da Silva Universidade Federal do Maranhão
  • Levi Leonido Fernandes da Silva entro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes – UCP. UTAD

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v11i1.23

Palavras-chave:

Ensino de música, indústria cultural, paisagem sonora, audição inteligente

Resumo

Esta investigação científica trata da indissociável relação entre música e ambiente, entendendo que o Ensino de Música ocupa primordial lugar na relação entre poluição sonora e a falta da audição seletiva. Tivemos como objetivo, construir o conceito de Audição Inteligente, entendendo a relação entre Ensino de Música e Paisagem Sonora a partir do aporte teórico de Raymond Murray Schafer, a compreensão e análise da relação indústria cultural e meio social a partir do pensamento filosófico de Theodor Wiesehngrund Adorno. Estabelecemos análise do conceito adorniano de Indústria Cultural, entendimento do conceito de “Paisagem Sonora” e reflexão sobre o lugar a se constituir pelo educador musical. A Pesquisa Participante com paradigma qualitativo, constituiu-se como princípio metodológico adequado às nossas necessidades de investigação. Concluímos que o conceito de Audição Inteligente construído nesta pesquisa, tem fundamento, relevância e se traduz em profícuo caminho a ser utilizado pelos professores de educação musical.

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Publicado

2020-03-30