EDUCAÇÃO PELA ARTE - PROJECTO DE UMA ESCOLA DE ARTES PARA O BAIRRO DO ALTO DA COVA DA MOURA
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v2i4.172Palavras-chave:
Cova da Moura, Escola de Artes, EducaçãoResumo
A realização deste trabalho incidirá em três abordagens principais. Primeiramente, reflectiremos sobre vários aspectos de um bairro problemático da área metropolitana de Lisboa - o Bairro do Alto da Cova da Moura. Iremos analisar fundamentalmente os problemas inerentes ao bairro e a sua relação relativamente à sociedade que o rodeia. De seguida, partimos para um estudo fundamentado principalmente na obra de Herbert Read, “Educação pela Arte”. Após a sua leitura compreendemos que um dos factores que influência o crescimento do ser humano está relacionado com as nossas experiências diárias e com a nossa capacidade de adaptação ao meio em que estamos inseridos. A arte surge aqui como uma forma de exprimir sentimentos, compreender o mundo e de interagir com ele. Para além disso, permite descobrirmo-nos e facilita a forma como nos relacionamos. Assim sendo, percebemos que a educação através da arte capacita os indivíduos de uma maior sensibilidade e de um entendimento diferente do mundo. As duas análises anteriores conduzem-nos assim à terceira parte do trabalho: compreendemos que um dos factores que faz dos ‘guetos’ um mal da sociedade actual é a necessidade de se apostar mais na educação artística. Como tal, a solução que apresentamos para colmatar um dos problemas no bairro é a criação de um equipamento social que irá proporcionar às crianças e jovens um acompanhamento mais humano, e transmitir-lhes conhecimentos e oportunidades futuras que, de outra forma, seriam quase impossíveis. Desenvolveu-se então um projecto de arquitectura para uma Escola de Artes, com o objectivo de que este seja um exemplo a seguir e que se possa aplicar como um caso de sucesso, evidenciando a importância das artes no desenvolvimento da personalidade dos indivíduos e na sua mais-valia para a transformação da sociedade.