A VOZ NA CRIAÇÃO CÉNICA - Reflexões sobre a vocalidade do actor
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v2i1.159Palavras-chave:
a voz do actor, a voz criativa, a relação corpo/voz/emoção, a relação emoção/intenção/entoação, o desenho sonoro, exercícios de voz em cenaResumo
A voz do actor pode ter diversas utilizações e sentidos de orientação. A confrontação do pensamento sobre a voz no teatro de alguns especialistas nesta matéria tais como: Clifford Turner, Kristin Linklater, Enrique Pardo e Sara Pereira Lopes, foi objecto de estudo de uma parte substancial deste trabalho. Depois de contextualizar a prática da aprendizagem e do acompanhamento vocal dos actores na realidade teatral portuguesa, foi realizado um exercício prático e um documentário (que é parte integrante desta dissertação) sobre as diversas formas de uso da voz na criação cénica e constatadas as suas possibilidades expressivas, potenciando a sua materialidade sonora, corpórea e emocional, dando à concretização da palavra e do som vocal uma dimensão cénica, relacionando o corpo, a voz e a emoção.