BIOMECHANICAL ANALYSIS AND METRIC INTERPRETATION OF ‘WALKING’ IN TANGO DANCE

Autores

  • Alejandro Grosso Laguna University of Aveiro and Favio Shifres, Laboratory for the Study of Musical Experience. Department of music, Faculty of Arts, National University of La Plata

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v11i4.15

Palavras-chave:

Tango dança, Metro musical, Gait cycle, Análisis Biomecânico y Cinestésico

Resumo

Durante o século XX, os bailarinos de tango afirmaram que as suas figuras coreográficas eram uma extensão do ‘caminhar espontâneo da rua’, acrescentando que era necessário 'caminhar com cadência’ e saber manter o compasso’ da música'. Neste artigo tentaremos abordar o significado ‘material’ dessas valiosas afirmações populares que à data não têm merceido suficiente
investigação fundamentada. Analisamos comparativamente o ciclo da marcha humana e do caminhar do tango desde uma perspectiva biomecânica e cinestésica. Mostramos que (i) o passo do tango tem um ritmo interno particular e um micro timing que pode ser caracterizado pela alternância periódica de uma série de categorias dicotômicas; (ii) há um fundamento biomecânico
para uma hierarquia forte-fraca na estrutura do passo e sua relação com a marcação isócrona da sua música. Estas descobertas têm implicações no ensino e na aprendizagem do tango, na medida em que contribuem para melhorar a forma como o fazemos, analisamos e situamos metricamente detalhes do ‘caminhar’ do tango. Finalmente, são apresentadas evidências que revelam que a
estrutura deste caminhar foi um antecedente da marcação isócrona da música tango.

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Publicado

2020-12-30