AZYMUTH – 40 ANOS NA VANGUARDA DO JAZZ BRASILEIRO: UM OLHAR ANALÍTICO SOBRE A CARREIRA DE UM DOS MAIS DURADOUROS GRUPOS DO JAZZ DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v3i1.142Palavras-chave:
samba-jazz, jazz brasileiro, azymuth, contrabaixo, bateria, tecladosResumo
Esse artigo se propõe a discutir a longevidade e as inovações de um dos grupos mais importantes na música instrumental brasileira, o trio Azymuth. O estudo faz um apanhado na obra do conjunto, e através de análise contextual-temporal sobre alguns de seus discos mais significativos, diversa sobre a mistura samba-jazz singular que alcançaram, discute razões da sua produtividade rica e longeva e as novidades técnicas e tecnológicas que trouxe para a música – e músicos – no panorama instrumental brasileiro. Fundamentou-se na audição e discussão da obra, e de relatos pessoais das impressões dos autores, desde muito tempo, admiradores pessoais do grupo Azymuth. O estudo objetiva fundamentar academicamente a produção do trio como relevante e de vanguarda, bem como fornecer elementos ao ouvinte para que este tenha uma noção mais completa da importância e pioneirismo do Azymuth na cena musical brasileira.