“DO WOMEN HAVE TO BE NAKED TO GET INTO THE MET. MUSEUM?”

THE GUERRILLA GIRLS’ ODALISQUE: MODELS AND MEANINGS

Autores

  • Ana Duarte Rodrigues Faculdade de Ciências Sociais e Humanas of the Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v4i2.132

Palavras-chave:

Guerrilla Girls, Vénus, odalisca, nu, feminino

Resumo

“Do women have to be naked to get into the Metropolitan museum?” foi a questão colocada pelas Guerrilla Girls a todos os habitantes de Nova Iorque com o objetivo de abalar a consciência artística. Depois de um estudo sobre o tema chegaram à conclusão de que se apenas uma minoria de artistas mulheres estava representada mos museus, 85% dos nus eram femininos. Tendo o corpo da Odalisca de Ingres com uma cabeça de gorila como ponto de partida; uma história do nu feminino ao longo da história será analisada criticamente desde a pintura erótica, Vénus de Ticiano. O mesmo corpo perfeito do cânone clássico foi aqui usado com um fim completamente diferente. Enquanto um quer um lugar na sociedade por ser visto e a única maneira de ser visto é através da sua beleza, o outro procura um lugar na sociedade por todos os meios menos a beleza… nunca por usa o corpo perfeito. Enquanto para alguns isto pode parecer óbvio, o significado desta interpretação não deve ser subestimado. De facto, esta abordagem às inflexões únicas do significado do corpo e poder feminino, ao mesmo tempo que cita e evoca a arte clássica, ataca-a no coração distorcendo-a em termos de morfologia, iconografia, função e significado.

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Publicado

2013-06-30