DIÁRIO DE ESCRITA DE SI
DOI:
https://doi.org/10.37334/eras.v2i3.168Palavras-chave:
escrita de si, subjectivação, autor, educação artísticaResumo
“Diário” porque se referem os diários visuais que foram introduzidos aos alunos nas aulas de Educação Visual no contexto de estágio e no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. A ausência do ‘visual’ no título preserva a ambiguidade deste diário ao permitir em simultâneo a presença da tese de mestrado - também esta foi vivida e construída diariamente num exercício de “escrita de si”. Entre o que foi proposto às turmas na escola de estágio e aquilo que se fez na escrita, apenas a diferença de um formalismo institucional. Pela condição num lugar e pela ordem académica do discurso, a escrita isenta-se do uso de outras plasticidades, ao passo que para os alunos essa era uma possibilidade como outra qualquer. De ambos os lados a escrita de si para vermos o eu, o outro, e para construirmos as nossas subjectividades e devires outros a partir das visitadas formas de ver e de fazer.