OS BIMEMBRANÓFONOS IORUBA NO BRASIL

Autores

  • Norton F. Corrêa Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v2i3.169

Palavras-chave:

Ioruba, o ritmo musical, movimentos do corpo.

Resumo

O trabalho, a partir de uma perspectiva antropológica, enfoca um tipo de tambor ritual de origem ioruba (Nigéria) presente, na atualidade, em religiões afro-brasileiras, que receberam influências dessa origem. São o batuque, no Rio Grande do Sul, (extremo-Sul do Brasil), o tambor-de-mina, no Maranhão, o xangô, em Pernambuco, ambos no Nordeste brasileiro. O instrumento é cilíndrico ou em tronco de cone, com um couro em cada extremidade, tendidos entre si por cordas ou varões metálicos. A análise envolve as relações entre o ritmo produzido pelo instrumento, a dança e o corpo sob duas diferentes visões de mundo, a católico-cristã e a religiosa afro-brasileira.

Downloads

Publicado

2011-06-30