PROJETO "ANTES E DEPOIS"

Autores

  • Manuel Neiva Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Assunção Pestana Escola Superior de Educação Jean Piaget

DOI:

https://doi.org/10.37334/eras.v3i4.156

Palavras-chave:

Formação inicial, projeto, criação coletiva, integração das expressões

Resumo

No âmbito do curso de licenciatura em educação musical, na escola superior de educação Jean Piaget (Vila Nova de Gaia - Portugal), os docentes e estudantes da unidade curricular - atelier de expressões integradas da expressão corporal e artística - conceberam, desenvolveram e apresentaram uma performance de forma participativa e articulada, de modo a (re)construírem e avaliarem processos criativos e artísticos a partir das didáticas específicas da expressão plástica, corporal e dramática, com o recurso e a integração de tecnologias de informação e comunicação. O projeto desenvolveu-se sob uma metodologia de criação coletiva (devised theatre) e permitiu o desenvolvimento de competências de utilização de diferentes linguagens estético-expressivas e o (re)conhecimento da importância e metodologias das expressões integradas em contexto pedagógico.

Downloads

Publicado

2012-12-30